Música Autoral, Independente e Pop Rock Progressivo Instrumental


quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Videoclipe Jacques Villeneuve Experience


Muito louco chegar nesse momento, de pôr aqui o resultado de um trabalho realizado por um grupo de amigos, estudantes de Imagem e Som moradores da cidade de São Carlos interior paulista. Onde, durante o primeiro semestre desse ano, realizamos Jacques Villeneuve Experience, curta-metragem/videoclipe construído para a música das Aeromoças e Tenistas Russas onde experimentamos um modo de produção realmente integrado com os realizadores locais.

Desde o princípio a idéia já se apontava como sendo uma "super-produção" (ainda mais para os ideais da Cinestrage...) e mostrava que a necessidade de ter que conseguir um carro clássico, um bar anos 90 com pole dancing, um ator experiente e uma excelente dançarina poderia complicar o desenvolvimento da narrativa caso não fosse atendida. Mesmo assim mantivemos a vontade de criar a atmosfera 90tista, época da corrida histórica de decisão do título de fórmula-1 de 1997, onde o canadense Jacques Villeneuve resistiu a investida maldosa de Michael Schumacher e desbancou o alemão ficando com o primeiro e único campeonato mundial (veja mais aqui).

As demandas eram altas e assim fomos buscando apoios e parcerias de pessoas e empresas dispostas a investir na produção audiovisual local. Para a alimentação contamos com Divina Gula e Lual Lanches, que forneceram alimentação para os 3 dias de gravação das cenas. Além dos equipamentos fornecidos pelo DAC - Depto de Artes e Comunicação utilizamos uma câmera de um dos fotógrafos e um câmera-car (estrutura para fixar a câmera ao carro) gentilmente cedidas pelo Fernando e pela produtora Rocambole.

Tambem gostariamos de agradecer aos que nos enprestaram as locações utilizadas no clip: casa noturna Coyote, no melhor estilo american Bar anos 90; a Radio livre Capivara, a anos na batalha por um conteúdo livre nas ondas FM; e as ruas lindíssimas de nossa querida Sanca Vice. Agradecemos também aos atores envolvidos que abrilhantaram nosso video: Keilla, professora de pole dancing daqui que mando benzasso nas gravinas, e ao Mr. Adail José, ator número 1 das produções da Imagem e Som. Nosso brow Brunão tambem encarnou um bar man sensacional.

Quanto ao orçamento temos o orgulho de dizer que não gastamos nem $300 na produção, provando que o caminho da arte do futuro é colaboração e a parceria. Sim, somos subdesenvolvidos, independentes, mas não estamos sozinhos, temos muitos amigos e incentivadores, isso faz a diferença. Continuemos na luta pelo fortalecimento de um mercado solidário regional. Obrigado a todos que participaram de alguma forma!

Outro aspecto diferencial do trampo é a forte ligação estética/ideológica/fraternal que nós da Cinestrage atingimos ao logo desses anos aqui em Sanca, somado com a amizade e a identificação com os Aeromoças possibilitou um processo de realização 100% vibe, sem muitos perrengues e percaussos.


Quanto a concepção estética, procuramos inicialmente brizar na versão da música ao vivo gravada nos estúdios da Radio UfSCar no programa parceiro Independência ou Marte. Nisso pensamos numa narrativa que contemplasse a atmosfera sensual/esportista dos arranjos, mas aconteceu que em meio a produção, devidos a alguns imprevistos (a busca sem êxito por uma dançarina de pole dancing disposta e um carro Maverick) fomos nos adaptando e ressignificando o roteiro até chegarmos num clima mais pé no chão e mais real (em vez de Maverick um AeroWillis de fabricação NACIONAL) e mais incrivel foi que a gravação que pedimos pro ATR do Jacques ficou muito diferente, acompanhando o novo clima mais maduro do roteiro. Ou seja, sintonia total do universo!

Bom galera, a história foi essa
e é com muito orgulho que apresentamos o novo clip do ATR
Jacques Villeneuve Experience
espero que curtam



é nois
VJ Ocari e Thiago Hard




Nenhum comentário:

Postar um comentário